Nome comum-Sobreiro

Nome científico- Quercus suber 

Image

Descrição - O sobreiro, de nome científico Quercus suber. Predominantemente nas regiões do Alentejo e Ribatejo, o sobreiro distingue-se pela sua casca espessa de onde se extrai a cortiça

Esta árvore pertence à família das Fagáceas, tal como o carvalho e o castanheiro. É uma espécie perene, ou seja, mantém as folhas verdes durante todo o ano, e pode viver entre 150 a 250 anos ou mais. O sobreiro atinge normalmente entre 10 e 20 metros de altura e adapta-se bem a solos pobres e secos, mostrando grande resistência ao calor e à escassez de água, características típicas da região mediterrânica.

A primeira extração de cortiça ocorre por volta dos 25 anos de idade, e depois repete-se de nove em nove anos. Portugal é líder mundial na produção de cortiça, sendo responsável por mais de metade da produção global.

Reconhecendo a sua importância histórica, ambiental e económica, o sobreiro foi oficialmente declarado Árvore Nacional de Portugal em 2011. Representa não só uma riqueza natural, mas também um símbolo de resistência, sustentabilidade e ligação profunda entre o povo português e a natureza.


NEWSLETTER

Caso queira estar a par das nossas novidades pode subscrever à nossa newsLetters!

Ao subscrever a newsletter, confirma ter lido a e dá o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais para fins de marketing.